Sonoplasta, uma figura tão importante, se não a mais importante, durante a realização de um rodeio. Poucos os conhecem, poucos sabem e conhecem o trabalho que esses profissionais realizam. Não são apenas DJ’s que tocam músicas, mas são eles que fazem a “magia” do rodeio, juntamente com os locutores, são companheiros inseparáveis.
Tudo começou com o locutor Zé do Prato, e o primeiro então sonoplasta, Chiquito, trazendo uma nova plástica para as festas do peão, a combinação perfeita, locução X música.
Em meados dos anos 90, vários locutores e sonoplastas surgiram no mundo do rodeio, e até hoje fazem sucesso. Seria impossível a realização de um rodeio sem essas duas figuras, sem esse conjunto, Locutor X Sonoplasta.
Hoje muitos profissionais atuam nesse ramo, entre os mais conhecidos podemos citar Rodrigo Maionese, Caverna, Juninho Velho Jhow, Magaiver Pro Rodeo, Psicopata, Rock Estrela, Jassa Rocha, PH, Mamute, Piva, Typpo dentre outros.
Poucas pessoas sabem da importância que esse profissional tem durante o rodeio, poucos os conhecem pessoalmente, não tem ideia de que são eles que fazem o “show” que temos dentro da arena, através do IER (Ponto), passam para o locutor qual será a próxima moda, de dentro da arena o locutor anuncia a música que logo em seguida toca nos PA’s (Som).
Para alguns, o locutor apenas entra na arena, fala e o Dj toca a música, mas na prática é totalmente diferente. Como uma banda, os dois precisam de muito ensaio, precisam criar repertórios, precisam ter entre si uma sintonia que tem por objetivo, agradar o público presente naquela festa.
Hoje os sonoplastas possuem uma associação, chamada DJ’s One, onde alguns profissionais do meio se uniram para defender a classe. Os melhores do país fazem parte dela, e somente os verdadeiros profissionais podem participar. Não desfazendo dos iniciantes, mas o verdadeiro sonoplasta, nasce com o dom, mesmo que iniciante, se for profissional e se tiver o dom, com certeza serão recebidos.
Não podemos esquecer de comentar sobre o tão falado “ET”, um dos maiores, se não o melhor sonoplasta que o rodeio já teve. Uma magia totalmente diferente durante a execução de suas músicas e seu repertório. ET revolucionou a ideia sobre sonoplasta de rodeio, criando vários estilos e versões dos grandes sucessos executados nas arenas. Hoje ET não está mais na ativa, mas sempre que pode está no meio.
Muitos profissionais marcaram história dentro do rodeio, como o ex-sonoplasta, e hoje empresário Lessauro. Lessauro encantou e transformou uma geração de fãs do esporte, juntamente com seu companheiro de trabalho, o locutor Almir Cambra, foram os responsáveis pela até então “Modernidade” dentro do rodeio. RingTongs, Áudios para Downloads, CD’s com locuções ao Vivo, Músicas com sua própria versão. Lessauro deixou saudades dentro do rodeio, mas hoje muitos outros profissionais que se inspiraram em seu trabalho estão atuando dentro dos maiores e melhores rodeios do país.
Quando forem a um rodeio, não se esqueçam, tudo o que está acontecendo dentro da arena de rodeios, depende do sonoplasta, que lá dentro do estúdio, muitas vezes montados dentro dos caminhões de som, nem são percebidos pelo público presente, mas tem a sua importância. Lembrem-se deles, e se possível, passem no estúdio elogiar e pedir uma música (eles adoram... risos).
Por: Junior Meira Nantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário